█ █ █ █ Toque Dela. Marcelo Camelo. Brasil. 2011. 43 min. Universal Music. |
Toque Dela é gostoso para se ouvir numa tarde, para relaxar, apaziguar o espírito. Marcelo Camelo entrega em seu segundo trabalho solo um conjunto de 10 maravilhosas canções. Adotando ainda mais o estilo indie, o álbum é muito diferente de Sou ou de qualquer outro trabalho que fez como integrante dos Los Hermanos. Toque Dela é resultado do trabalho de um músico em busca de sua identidade musical.
O álbum inicia com A Noite e os instrumentos de sopro tornam-se extremamente essenciais aqui. O clima gostoso que a música transmite já cativa também com a bataria e, claro, a voz tranquila de Camelo. É preciso abraçar a intenção do disco, que é ser mais exposto mais na frente, nos primeiros versos de Vermelho ("às vezes eu só quero descansar, desacreditar no espelho, ver o sol se por vermelho"). Mais do que entreter uma tarde, Toque Dela vai mais longe e garante um preenchimento de um vazio existencial.
Ôô, a segunda faixa e o primeiro single do álbum, já em seus acordes iniciais deixa o ouvinte mais entusiasmado para o que virá. Tudo o que você quiser funciona mais pela voz de Camelo, deixando a música absolutamente linda quando o cantor alcança os tons mais graves, aqui ele mesmo gravou a bateria. Logo em seguida, Acostumar
é exatamente o oposto da canção anterior, funcionando mais por conta do
quesito instrumental do que mesmo o vocal. As canções de Toque Dela sempre têm no final solos lindos, onde o som marcante dos instrumentos de sopro, fazendo-se muito presentes no álbum inteiro.
Três dias aparece com um momento instrumental cativante seguida por Pra te Acalmar e é logo depois que vem a melhor canção do álbum. Vermelho é perfeita tanto na melodia quanto na letra apaixonada de Camelo. A introdução com o violão, a voz, a letra. Tudo funciona bonito, aos apaixonados é um verdadeiro deleite musical. Pretinha acabou sendo a única música que não me cativou. O álbum encerra com Despedida e - a outra maravilha musical do ano - Meu amor é teu. Toque Dela acaba sendo 43 minutos de pura satisfação.
O melhor álbum de 2011! :)
ResponderExcluirSem dúvida um dos melhores álbuns de 2011. Conheci justamente por recomendação da Kamila e gostei desse "Toque Dela" até mais do que o "Sou". Adoro "Ôô" e "Vermelho".
ResponderExcluirRafael, um ótimo fim de ano para você! :)
Satisfação em tê-lo aqui pelo blog e pelo twitter novamente, Vinícius. Forte abraço! :)
Excluir