13 de nov. de 2009

Up - Altas Aventuras (2009)

Sim, sim, sim e sim. A Pixar Animation Studios é incontestavelmente o melhor estúdio de animação da atualidade. Todos os anos nos entrega sempre grandiosas obras e fazem com que a animação seja respeitada no mercado cinematográfico. O segredo da Pixar é que nada é feito por um lado comercial; são profissionais do tipo de filme para toda a família. O que há ali é a vontade de sempre se superar apresentando ao público inovações ou até mesmo artifícios do cinema antigo.

Carl Fredricksen é um vendedor de balões amargurado que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Ele decide partir - levando sua casa com balões - para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar e logo no início da aventura ele descobre que Russell, um escoteiro de 8 anos, embarcou junto... Junte isso a vários cachorros falantes, uma ave gigante e terá Up - Altas Aventuras.

A nostalgia causada após o filme seria no mínimo indescritível. Logo nos primeiros minutos de projeção a animação causa um impacto que, para uns, pode soar “fofinho” ou para outros uma genial sacada da direção de Pete Docter: uma sequência apenas com o fundo musical, na qual apresenta a trajetória da vida Sr. Fredricksen com sua esposa Ellie. A expressão empregada aos personagens é tanta que o uso de diálogos é dispensável neste momento do filme.

Todos estão cansados de ver por aí que a Pixar Animation Studios é a melhor do ramo de animação atualmente. E os elogios nunca são exageros, pois a Pixar não trata seus filmes como mera animação. Os estúdios deram um Up no gênero e conquistam hoje um gigantesco público adulto também. Obviamente a Pixar não é a única a produzir animações. Altas Aventuras é um programa para ser conferido por todas as faixas etárias. O amadurecimento surge neste filme, mas em parcelas, nada é entregue de uma vez só, pois, como eu havia dito, a cada obra a Pixar tenta se superar. Sentimos que os personagens possuem profundidade, nada fútil ou forçado para ser engraçado, claro que há os coadjuvantes que estão ali para fazer rir, chega ser até necessário.

Em Up – Altas Aventuras os personagens até sangram e o vermelho destaca-se na grande tela, mesmo que seja mostrado apenas por um segundo, como é o caso. Sem exageros. E as aventuras que a dupla dinâmica protagonistas do filme vivem são tão empolgantes que há o desejo de participar daquilo e a vontade que ela nunca acabe. Uma pena que o fim chega rápido.


Up - Altas Aventuras
(Up, EUA, 2009)
Direção: Pete Docter Roteiro: Pete Docter, Bob Peterson, Thomas McCarthy Elenco: Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson, Delroy Lindo, John Ratzenberger. Animação. 96 min.

8 comentários:

  1. Ok, fui equivocado em dizer que abandonaria o blog, a carga de trabalho tá diminuindo e sobrando mais tempo pra escrever críticas (já tenho prontas as de Fama e 2012, basta postar) o meu maior proplema agora é o Tulipa, mas eu irei terminar, juro :x

    ResponderExcluir
  2. A história desse filme é linda. Falta muito pouco para "Up" ser considerada uma obra-prima. Acho que o que acaba "prejudicando" o longa é que ele não possui aquele encanto que outros filmes da Pixar possuem! Mesmo assim, consegue ser melhor do que muita coisa que chega nos cinemas!

    ResponderExcluir
  3. Hamila, concordo, falta muito pouco para ser considerada obra-prima.

    ResponderExcluir
  4. Quem é vivo sempre aparece ... (infame) Gosto gosto gosto muitooo! Porém achei o roteiro tão tão tao sei lá, 'furado'? Ainda assim, me emocionou. 8.5

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de lembrar que sempre que volta com um layout novo sempre melhora!

    ResponderExcluir
  6. O reteiro tem algumas coisas meio clichê. E obrigado pelo elogio ao layout, este é do blogger mesmo com algumas modificações minhas. Eu estou sumido, mas prometo aparecer mais vezes =P

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei irremediavelmente por esta gloriosa animação. É pixar madura e sensível como nunca.

    5 estrelas.

    ResponderExcluir

Seguidores