31 de mai. de 2008

Desejo e Reparação (Atonement, 2007)



É incrível a perfeição técnica de Desejo e Reparação que se iguala a sua bela história. É um filme romântico e trágico, consegue prender o público com cenas fabulosas de tirar o fôlego.Os personagens dirigido por Joe Wright são muito bem explorados. Em seu segundo longa-metragem ele mostra um amadurecimento e um talento já mostrado em Orgulho e Preconceito. Keira Knightley é Cecília, com quem trabalhou no primeiro longa; James McAvoy vive Robbie mostrando sua competência; mais o destaque é a personagem Briony que é dividida em três atrizes, mostrando fazes de sua vida Saoirse Ronan (aos 13), Romola Garai (aos 18), Vanessa Redgrave (já idosa)

O filme é dividido em três atos. Quando vemos Briony pela primeira vez, vemos uma menina mimada e nova, na Inglaterra de 1935, que anda a passos rápidos e usa o tempo livre para escrever peças de teatro. Ela tem uma paixão secreta por Robbie que por sua vez ama a irmã de Briony, Cecília. E por isso comete um erro. O tempo passa e a Segunda Guerra Mundial começa e o remorso de Briony aumenta e o trabalho de Wright melhora, mostrando a dramaticidade que o filme tem, e ele também consegue mostrar uma das melhores cenas que o cinema já teve: em um grandioso plano seqüência, Robbie e dois colegas soldados chegam à praia de Dunkirk e presenciando a grande desgraça cauada pela guerra. Para realizar a cena, foram utilizados mais de mil extras e outras 350 pessoas trabalharam nos bastidores. No terceiro ato, Vanessa Redgrave fecha a história com uma participação pequena, mas de intensidade grande.

Wright dirige de forma dedicada. O filme possui uma fotografia digna e uma das melhores trilhas sonoras da história. Os barulhos do filme se encaixam a música, aumentando a tensão. Ele mostra que não se prendeu a mesmice e, embora o primeiro longa também seja de época, ele passa uma coisa diferente. Os atores estão em sintonia e os detalhas são bem observados, a não se desligam da história, agradando até mesmo quem não dá importância aos detalhes.

4 comentários:

Seguidores