8 de jun. de 2008

Efeito Dominó (The Bank Job, 2008)



Na direção de Roger Danalson “Efeito Dominó” é sublime e mostra, para quem quiser ver, como se faz um filme de categoria. Inspirado em um fato real extraordinário, conta a história de um roubo ousado e sem solução, que aconteceu há mais de 35 anos em Londres. O filme, um suspense extremamente provocativo faz uma combinação estonteante de intriga, escândalo e perigo, e felizmente dar certo, RD mostrou-se que sua capacidade nesse gênero.

Em setembro de 1971, ocorre um audacioso assalto ao depósito subterrâneo dos clientes de um banco na rua Baker, em que foram roubados mais de 3 milhões de libras. O filme se inicia com uma cena erótica, estamos em 1970, onde “Michael X”, gângster negro só não é preso por ter posse de fotos comprometedoras de uma princesinha da realeza. Daí vamos para o ano seguinte, e vemos o encontro de ex-amantes (Martine e Terry) se reencontram e conversam, a mulher, ao sair, entra numa boate para falar algo ao amante atual, homem ligado a polícia. Apenas nestas aberturas de imagens, observamos expressões escondidas nos olhares e no silêncio. E seria sacanagem revelar o desfecho que Roger Danalson desenvolve.

RD sabe prender a atenção da platéia, e realmente deixa marcado que é competente e determinado. Pouco importa onde a câmera quando observamos com atenção a bela passagem de seqüência, o rumo que a história leva com diálogos inteligentes. A ligação óbvia entre Michael Coulter, diretor de fotografia, e Alemão Karl Von Möller, operador de câmera, colabora, e muito, com a qualidade do filme. E a trilha sonora de J. Peter Robinson é perfeitamente ajustável ao clímax do filme.

3 comentários:

  1. é um filme que faz meu gênero e tenho vontade de vê-lo em breve

    http://netesporte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fascinante texto amigo!!!
    Eu sou de Teresina-PI.

    flw e até mais.

    ResponderExcluir
  3. parece ser um ótimo filme
    parabens pelo blog
    comente no meu
    abraços

    ResponderExcluir

Seguidores