26 de mar. de 2009

MEME literário e Oscar 2000

Há um tempo, o caro Cleber do CineClub lançou dois desafios ao Tablito. O primeiro deles foi o Desafio do Oscar 2000 e o segundo foi o MEME literário, quem visitas os blogs por aí já sabe do que eu estou falando, no entanto, irei explicar o que é mesmo assim.

o que devo fazer...
1. Agarrar o livro mais próximo;
2. Abrir na página 161;
3. Procurar a quinta frase completa;
4. Colocar a frase no blog;
5. Repassar para cinco pessoas.

Quando o Cleber me desafiou, assim que cheguei em casa peguei o livro que estava ao meu alcançe, A Menina que Roubava Livros a frase foi esta:

"Essa foi a primeira vez que Hans escapou de mim."


A narradora do livro é a Morte. O mais impressionate história, é o uso poderoso das palavras de Markus Zusak. Este é o momento em que é contada parte do passado de Hans Hubermann, pai adotivo da protagonista Liesel Meminger, na Primeira Grande Guerra.

Sendo narrada pela Morte, o livro conta a história de Liesel Meminger, uma garota que se encontrou com a narradora diversas vezes ao longo de sua vida e foi observada pela curiosa colhedora de almas. Vivendo na Alemanha nazista, Liesel enfrenta vários desafios dentre se conformar com a súbita mudança em sua família, se controlar perante Rudy Steiner e saber guardar um segredo. (fonte: Wikipédia)

Quem Desafio [em ordem alfabética]:
(Sei que alguns só publicaram, mas se quizerem têm a oportunidade de fazer de novo, hehehe)
1. Djara, Dois sorrisos, meia palavra
2. Kamila, Cinéfila Por Natureza
3. Vinícius, Blog do Vinícius
4. Wally, Cine Vita
5. Weiner, A Grande Arte
_______________

O desafio do Oscar 2000, também fornecido pelo blogueiro cinéfilo Cleber não é tão simples. O que eu devo fazer: criar uma lista ideal de filmes que mereciam concorrer ao prêmio no Oscar 2000 e explicar com um texto dizendo por quê um outro foi injustamente indicado e o por quê de indicar outro filme no lugar dos indicados nas categorias de filme e direção.

Os indicados originais - Filme: À Espera de um Milagre, Beleza Americana, O Informante, Regras da Vida e O Sexto Sentido.

Os indicados originais - Direção: Sam Mendes, Beleza Americana; Michael Mann, O Informante; Spike Jonze, Quero Ser John Malkovich; Lasse Hallstrom, Regras da Vida; M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido.

Minha Lista Ideal - Filme:
Beleza Americana
Magnólia
Clube da Luta
O Sexto Sentido
À Espera de um Milagre

Minha Lista Ideal - Direção:
Sam Mendes, por Beleza Americana
Paul Thomas Anderson, por Magnólia
David Fincher, por Clube da Luta
M. Night Shyamalan, por O Sexto Sentido
Michael Mann, por O Informante

E o Oscar iria para...


Beleza Americana, de Sam Mendes
(Melhor filme)

Nada mais justo do que premiar um dos melhores filmes da história. Talvez possa até ser exagero de minha parte, mas Sam Mesdes conseguiu extrair a essência do que é realmente uma família em crise. É claro que atuação de Spacey & cia. influencia bastante na perfeição da fita.


Paul Thomas Anderson, por Magnólia
(Melhor direção)

Paul Thomas Anderson sabe contar histórias, melhor que isso ele sabe como contar uma história. Tudo em Magnólia é tratado com perfeição. Os personagens, o roteiro (escrito pelo próprio diretor)... PTA é detalhista e um dos melhores diretores da nova geração, considerando sua filmografia não é difícil saber por que. Ele ainda não foi reconhecido pela academia, nem mesmo por sua outra obra-prima Sangue Negro, mas há de chegar o dia que P. T. Anderson será vencedor como produtor, roteirista e diretor, pode anotar aí.

7 comentários:

  1. Concordamos em quase tudo no OSCAR 2000, só que indiquei o Spike Jonze no lugar do Mann ... e sim concordo ao dizer que Beleza Americana é um dos melhores filmes da história ...
    Na direção, premiaria Shyamalan, porque tinha certeza que o Anderson, iria nos presentiar com mais filmes ao nivel deste !

    ResponderExcluir
  2. Já respondi ao primeiro MEME lá no blog e "A Menia que Roubava Livros" é uma obra que eu ainda pretendo ler. :-)

    ResponderExcluir
  3. Nossas listas do Oscar ficaram bem parecidas, afinal "Magnólia" e "Beleza Americana" foram meus preferidos nesse ano. Quanto ao Meme literário, agradeço pelo desafio! ;-)

    ResponderExcluir
  4. Rafael, temos novidades pra você!

    http://abcawards.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eaee Rafa, falta assunto pra postar ?

    ResponderExcluir
  6. O meu iria sem dúvida para FIGHT CLUB, tanto o de Melhor filme como o de Melhor realização.

    Excelente blog! Parabéns!

    Cumps.

    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD

    ResponderExcluir

Seguidores