24 de dez. de 2009

Comentários (atrasados) do Globo de Ouro 2010

A surpresa - bastante agradável - na categoria melhor filme drama foi a indicação de Avatar que até agora estava quase que esquecido nas premiações. Amor sem escalas continua se fortalecendo até a chegada do Oscar e Bastardos Inglórios, que pensei que seria deixado de lado pela maioria das premiações, ganha reconhecimento merecido. Preciosa e Guerra ao Terror conseguiram sua indicação e a lista dos dez indicados a melhor filme do Oscar começa a ser formada.

Três dos indicados a filme musical ou comédia eram esperados por mim: 500 dias com ela, Se Beber, Não Case e Nine, pois este último é o único musical que está ganhando destaque nesta temporada. A categoria que eu esperava que 500 dias vencesse – roteiro – nem fora indicado o que é revoltante. Acredito que Simplesmente complicado e Julie & Julia tenham poucas chances de levar alguma coisa, mas também Se Beber, Não Case não tem grandes chances já que é a única categoria que foi indicado. A disputa fica mesmo entre 500 dias com ela e Nine.

Gostaria de ver os irmãos Coen indicados ao menos a melhor direção. Talvez Eastwood nem merecesse tanto uma indicação. Os mais fortes são Reitman e Tarantino, principalmente nesta categoria. Indicação de Cameron merecida. A estreia de Marc Webb deveria ser reconhecida com, pelo menos, a indicação, mas não foi. Uma pena.

Pode ser que Amor Nas Alturas seja o papa-prêmio do ano levando tudo em que for indicado, ou pode ser que não. Ao menos eu acredito que o filme não vença pelo roteiro, pois Bastardos Inglórios tem um roteiro poderoso escrito por Tarantino. Simplesmente Complicado não devia estar aí, bem que podia ceder a vaga para o ótimo 500 dias com ela. E Guerra ao Terror parece ter agradado bastante a Associação.

Na categoria melhor ator drama o mais certo para vencer é George Clooney em Amor sem Escalas, mas Colin Firth representa uma grande ameaça já que seu personagem é forte em A Single Man e os personagens ajudam muito. Quase todos os indicados foram previsíveis, a surpresa foi Tobey Maguire em sua atuação por Entre Irmãos. Na categoria atriz drama, a vencedora mais provável é Sandra Bullock em The blind side. Carey Mulligan conseguiu a única e a mais certa indicação de Educação, o que eu achei triste que o filme tenha sido reconhecido tão pouco. Eu realmente não sei para quem torcer aqui, ainda está um pouco cedo pra mim, apesar de torcer para Gabourey Sidibe também. Os coadjuvantes do ano sempre são sempre incertos, não os vencedores, digo os outros indicados, pelo menos a categoria nunca se fecha pra mim quando resolvo apostar. Não quero bancar o otimista, mas o prêmio fica com Christoph Waltz em sua atuação brilhante como Hans Landa. Anna Kendrick pode levar o prêmio ou talvez Mo'Nique, torço pra essa última, mesmo que qualquer uma que ganhe das indicadas eu ficaria satisfeitos, já que são atrizes que eu tanto gosto.

Eu não quero que Amar sem Escalas ganhe tudo esse ano, torço para Bastardos Inglórios, em todas as categorias que foi indicado, não por que valorizo bastante o trabalho de Tarantino, mas porque o filme realmente merece. Não se vi algo assim dele desde de Pulp Fiction.

Indicados - mesmo que vocês já saibam (cinema)

2 comentários:

  1. Acho que "Amor Sem Escalas" parece ser o grande favorito entre os dramas, mas não descartaria uma vitória de "Guerra ao Terror" ou mesmo "Avatar". Já no segmento cômico, "Nine" tem ligeira vantagem, mas espero que "500 Dias" leve. As ilustrações ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
  2. Globo de Ouro nos dará uma boa prévia da grande festa do cinema, o Oscar! Espero que seja tão bom quantos outros anos, estou ansioso tanto pelas categorias de cinema quanto para as de séries! Apesar que só vi True Blood inteira!

    Abraço e Feliz Natal e muitas alegrias!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Seguidores