19 de jan. de 2010

Dexter - 1ª temporada (2006)


É difícil dar qualquer tipo de opinião às séries televisivas, sou pouco conhecedor desse ramo do entretenimento. Porém eu posso dizer uma coisa: sei reconhecer uma obra-prima quando vejo uma e nesta primeira temporada de Dexter ficamos diante de uma obra-prima na TV. Impossível que a trama da série não fisgue você; impossível não deixá-lo viciado com tamanha genialidade. O personagem é tão carismático que o enxergamos como um anti-herói por matar apenas quem merece morrer. O mais interessante é ver como Dexter tenta se adaptar, o quanto ele se esforça para ser humano. É interessante também observá-lo “em ação” com suas vítimas, nestes momentos vemos quem realmente é o Dexter sem fingir ser uma pessoa normal, como ele diz.

Provavelmente seja Michael C. Hall o responsável por tamanha perfeição. Sua atuação é brilhante, sua voz marcante. À propósito, as narrações de Dexter são bem necessárias, só desta forma sabemos o que sua mente de serial killer pensa. O roteiro é tão brilhante e tenso, dá o destaque necessário aos personagens e nunca deixa o protagonista de lado, embora isso seja bem improvável de acontecer. E o humor negro está constantemente presente. A trama é absolutamente envolvente o tempo inteiro, sem falhas, nem deslizes. Nada de exageros. As reviravoltas inesperadas aumentam a tensão do espectador e isto fica evidente no episódio 6 – Return to Sender, onde Dexter vê-se encurralado e sendo observado pelo Ice Truck Killer, mas não por muito tempo.

São impressionantes as revelações mostradas no último episódio da temporada e é claro que o final tinha que terminar com o típico humor negro da série, numa sequência imaginaria – e genial – vivida por Dexter. É importante citar a medonha e já memorável trilha sonora de Daniel Licht. É um trabalho tão rico que está sempre sincronizado com o clima que as cenas mantêm a genialidade De Dexter vai desde o vídeo de abertura até os créditos finais. Ficar dependente da série é 100% de certeza.

S01E12 - Born Free (Cena Final) [SPOILERS]



Dexter (2006)
Criado por: James Manos, Jr.
Com: Michael C. Hall, Julie Benz, Jennifer Carpenter, Erik King
Showtime/FX Brasil
- 55 min.

7 comentários:

  1. Vou vê-la em maio! Vou viciar tenho certeza. Ainda mais pela presença da Jennifer Carpenter a qual eu gosto muito!!!

    Fiquei curioso com o tão elogiado último episódio exibido nos EUA da 4ª tmeporada...

    Abraço e sem dúvidas uma ótima dica de série!!!

    ResponderExcluir
  2. Estava só precisando desse texto para poder baixar tudo e conferir rapidamente. Eu já desconfiava que a série era ótima e tudo mais, e já estava querendo baixar a MUITO tempo, vou repara isso agora!

    ResponderExcluir
  3. A primeira temporada de "Dexter" é mesmo uma maravilha, trazendo algo de original às sériesde TV (acho que nunca tinha torcido tanto por um serial killer). A segunda é ainda melhor...

    ResponderExcluir
  4. De fato, qualquer opinião sobre seriados é complicado, porém essa primeira de DEXTEr é realmente interessante, você que gosta de ler, eu indico o livro também!

    ResponderExcluir
  5. Realmente 5 estrelas. Esta primeira tempora de Dexter é totalmente brilhante. Aquele season finale então, GENIAL!

    ResponderExcluir
  6. Dexter é uma série ESPETACULAR! Revi a 1ª temporada recentemente também, e sem dúvida é um dos melhores trabalhos da história audiovisual! \o/
    Fantástico demais tudo! O personagem, a trama, o modo como a história é contada...tudo!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, a primeira tempora é, sem dúvida, viciante. E eu estou comendo meus dedos de ansiedade até chegar o último episódio da quarta temporada.

    Luis, que bom saber que eu servi de incentivo para você acompanhar a série. É um dos materiais mais interessantes da atualidade.

    Vinícius, acho que eu nunca torci tanto por um serial killer também, hahaha! A segunda foi amelhor até aqui - estou no inicio da quarta ainda.

    Cleber, vou procurar o livro. Desejo muito ler a obra original.

    Wally, sem dúvida nenhuma, não é? E adoro o cena final do último episódio, tanto que vou colocá-lo nesse post...

    Victor, é tudo muito perfeito. Os personagens que tem profundidade, mas nunca deixam nosso querido protagonista de lado. Eu adoro as narrações de "Dexter", aquela trilha tensa, e a blusa marron que ele usa e nós sabemos o que ele irá fazer, hahaha!

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir

Seguidores