24 de mai. de 2010

Homem de Ferro 2 (2010)

Iron Man 2, EUA
Dois anos atrás eu escrevia um texto sobre Homem de Ferro. Estava impressionado com o rumo que os filmes da Marvel havia tomado com o filme de Jon Favreau. Era um projeto arriscado já que o personagem é pouco conhecido em relação aos outros da editora. Porém o filme funcionou muito bem, arrastou multidões, ergueu a carreira de Robert Downey Jr. em um ótimo desempenho do milionário Tony Stark. Passando-se dois anos após o primeiro filme, Jon Favreau reprisa a direção na nova franquia. É notável que a Marvel deu mais liberdade ao diretor e mais verba, mas algumas horas após a sessão de Homem de Ferro 2 são o suficiente para o filme cair na cabeça das pessoas. As idéias se organizam para a conclusão que esta sequência é uma pura enganação. Outro filme de super herói que entra para a lista de “mesmas coisas de sempre”.


Afinal, o que esperávamos de Homem de Ferro 2? Com o fim do primeiro tendo Tony Stark anunciando ser o dono e controlador da armadura o que se podia imaginar era uma exploração maior entre Tony Stark VS Governo, Homem de ferro VS População e Tony Stark VS Homem de Ferro. Quando Jon Fravreau tem a chance de mostrar uma capacidade desconhecida de trabalhar em dramas ele frisa o lado humorístico, o problema é que ele faz isso em excesso voltando a ser enxergado como o diretor que fazia comédias sem muito sucesso. A questão é que o filme poderia facilmente ser o blockbuster do ano, e trata de tantas coisas desnecessárias que nos perguntamos porque Jon Fravreau fez um trabalho tão inferior ao primeiro filme se ele tinha tantas tramas ao seu redor para aproveitá-las como por exemplo a luta contra o alcoolismo?

Quando me lembro de Tony Stark lembro também do quanto os autores usaram o personagem lutando contra esse vício. O álcool é o verdadeiro vilão para ele que deve vencer primeiro o ego para depois erradicar tal vício. No filme Fravreau não leva o tema a sério, faz piada e até cenas estúpidas com a de Stark bêbado vestindo a armadura, talvez a cena funcionasse noutro cenário. Nada que receba destaque ou atenção. A prioridade do diretor é mesmo a, digamos, "conversão" do egocêntrico para o humilde. O carisma de Robert Downey Jr. é tão grande que nem nos importamos sobre sua personalidade mesquinha.

Homem de Ferro 2 foi recheado por personagens novos, a maioria deles conhecidos pelas pessoas que acompanham as HQs do personagem. Ivan Vanko (Mickey Rourke) é um deles. Inicialmente temos um personagem interessante, mas chega a ser burrice (ou ambição) dos roteiristas o fim que ele leva. O que deveria ser evitado para um personagem que poderia ser mais explorado futuramente. Entretanto parece que os responsáveis pelo script são pressionados pela produtora para colocar mais ação para ter mais e mais público. Bem, ação não falta, mas a montagem é tão porca que em cenas de voo, por exemplo, só é possível ver luzes em movimento e isso agride o filme até mesmo como produto, primordialmente, pois falta muito pra Homem de Ferro 2 ser considerado arte.

O filme vale a pena pela atuação de Downey Jr. que se entrega totalmente ao papel, mais até em relação ao primeiro. Ele fisga as pessoas de tal maneira que até deixamos de lado os defeitos do filme por um momento só para celebrar sua atuação. Os outros personagens estão ali só por estar, não apresentam nenhum interesse em fazer melhor, somente em desempenhar sua função mesmo. Não merecem nem ser comentados aqui. Fica a sensação de pessoas robotizadas, sem personalidade, profundidade ou realidade. Fica bem explícito o fato de que tudo ali foi feito por dinheiro e não por vontade, a dedicação que todos tinham no primeiro filme. Chega a ser triste que um personagem que começou tão bem nas telonas tenha decaído na qualidade.

Confesso que me entreguei aos encantos do longa inicialmente, porém o fim da sessão foi incomum: nem mesmo as crianças comentavam com os amiguinhos sobre o que aconteceu no filme. Isso porque todo mundo já tá acostumado com aquelas cenas típicas de ação que tem em todo blockbuster e o pessoal quer ver novidade e qualidade, óbvio. Quem vai ver Homem de ferro 2 sai satisfeito com a atuação de Robert Downey Jr. as cenas de comédia (que mesmo estragando o filme pelo excesso ainda são boas, principalmente as protagonizadas pelo próprio diretor) e as cenas de ação (mesmo sendo bem mornas). E pra que um final daquele jeito? Com Mickey Rourke vivendo a mesma situação de Jeff Bridges no fim do primeiro filme? Ninguém pode cometer um erro duas vezes. Sábio foi Christopher Nolan que estudou todos os poucos defeitos de Batman Begins e não os colocou em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Jon Favreau não fez o dever de casa e talvez precise ter uma conversa com Nolan pra aprender a fazer sequências de qualidade.


█ █ █ De Jon Favreau, com Robert Downey Jr., Don Cheadle, Gwyneth Paltrow, Scarlett Johansson, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Sam Rockwell, Jon Favreau. 117 min.

5 comentários:

  1. Pelo jeito apenas ficou na média desse típico filme de super-herói, por isso nem tenho maiores expectativas.

    ResponderExcluir
  2. Você já leu meu texto sobre o filme e sabe o que eu achei. Coloquei minhas discordâncias sobre a sua opinião no meu comentário a você lá no meu blog. O que eu posso dizer é que acho que este filme acaba sendo satisfatório, apesar de não ser melhor que o primeiro longa. E gostei muito do Robert Downey Jr. e do Sam Rockwell!

    ResponderExcluir
  3. Até certo ponto, estava achando o filme genial. Bela estrutura, ação, personagens, elenco, adorando tudo. Depois perdeu o fôlego até chegar em um desfecho realmente apático. Mas ainda assim, é um filme que gostei e me diverti bastante. [***]

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que disse com relação ao Robert Downey Jr., que está impagável e nas cenas de comédia achei que ele se deu bem. Mas, não achei melhor que o primeiro. E também gostei do Sam Rockwell, com bons momentos no filme.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  5. Vinicius, não vá ao cinema com grandes expectativas.

    Kamila, também gostei de Sam Rockwell, mas esqueci de comentar sobre ele no meu texto.

    Wally, eu também estava achando o filme muito bom até certo ponto. Temos opiniões bem parecidas em relação ao filme.

    Mayara, isso. Não achei melhor que o primeiro também.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Seguidores